5 dicas de organização de gôndolas para vender mais

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn

Saber trabalhar a atenção dos seus consumidores é fundamental para conseguir vender mais. Nesse sentido, um dos principais instrumentos para o comércio é a correta organização das gôndolas de aço. 

Isso porque, dependendo do posicionamento dos produtos, preços e cores, é possível melhorar a comunicação visual. O que, comprovadamente, influência na orientação e no estímulo do interesse do consumidor. 

Pensando nisso, selecionamos para você 5 dicas de organização das gôndolas de aço para aumentar as suas vendas. Vamos lá?

5 dicas de organização de gôndolas de aço para vender mais

1. Estimule uma orientação visual intuitiva

Uma técnica eficiente para otimizar a orientação de um cliente é seguir a mesma ordem da leitura de um texto. Isto é, seguindo o hábito de leitura ocidental, os olhos vão de cima para baixo e da esquerda para a direita. Nesse sentido, inconscientemente, a maioria das pessoas ao procurar por algo segue essa ordem.

Além disso, é importante trabalhar a disposição dos tipos de produtos para que haja a formação de setores. Dividindo-os por: 

  • Área: perecíveis, higiene pessoal, limpeza, etc.
  • Tipos de produtos: vários tipos de sabão em pó, vários tipos de detergente, etc.
  • Marcas de um mesmo produto: Omo, Brilhante, Ariel, etc.

Uma gôndola de aço com detergentes, esponjas e alvejantes, por exemplo, já induz que naquele local serão encontrados os produtos de limpeza. O que aumenta, ainda mais, o potencial de compra. Afinal, a criação de setores por tipos de produtos possibilita que o cliente:

  • Oriente-se melhor dentro do supermercado.
  • Encontre mais facilmente um produto.
  • Lembre de outro produto indispensável que esteja fora da sua lista de compras.
  • Tenha mais opções disponíveis com marcas e preços de um mesmo tipo de produto no mesmo campo de visão.
  • Se interesse por outros produtos que possam suprir as suas exigências.

2. Posicione um produto conforme o seu potencial de lucro

Explorar o potencial de lucro pela orientação visual das suas gôndolas de aço é mais simples do que parece. Isso porque assim como há uma orientação visual, há também uma orientação por campo de visão. Essa orientação é muito interessante para ser executada nas sessões de marcas de um mesmo produto.

De forma mais objetiva, essa divisão funciona conforme a altura média do brasileiro (entre 1,73 m homem e 1,60 m mulher). Assim, os produtos são dispostos conforme o seu campo de visão:

  • Acima da cabeça: menor visibilidade e, por isso, você deve colocar produtos de menor interesse.
  • Altura dos olhos: também conhecido como “área nobre”, é o nível que mais aumenta as vendas dos produtos. Portanto, devem estar posicionados os produtos com melhor margem de lucratividade.
  • Linha da cintura: como também possui muita visibilidade, é interessante para dispor os produtos de grande procura.
  • Abaixo da cintura: com menor campo de visão, esse espaço é interessante para se posicionar os produtos de alto giro. Aqueles mais baratos, cujo lucro se dá pela sua alta rotatividade no estoque.

Além disso, busque organizar a departamentalização para que os produtos de maior giro fiquem mais próximos do estoque. Isso reduzirá o tempo de transporte, o que pode também otimizar a circulação de funcionários e clientes.

3. Valorize a visibilidade das crianças

Outro fator importante a se valorizar nas suas gôndolas de aço é a visibilidade das crianças. Pois, não é raro que os pais levem seus filhos às compras no supermercado. O que possibilita, muitas vezes, que o pequeno tenha relevância de compra. Assim, nada mais adequado do que estimular o seu interesse por determinados produtos.

Esse tema é tão relevante que já gerou inúmeras pesquisas como a realizada pela Universidade de Cornell, nos Estados Unidos. 

Essa pesquisa se trata da influência de compra causada pelo personagem das caixas de cereal que sempre olha para baixo. O que analisa a tendência de design utilizada para que as crianças se sintam observadas pelos seus ídolos. 

Já era esperada um aumento nas vendas, contudo, esse levantamento foi mais fundo, apontando a percentagem exata. Pois, analisando 65 marcas de cereais, foi constatado que dentre os cereais:

A confiança na marca chega a ser 28% mais alta quando os consumidores estabelecem contato visual com o personagem na caixa.

Então, se você não quer perder vendas, é preciso visualizar como criança e dispor os produtos interessantes no lugar certo.

Vale ressaltar, ainda, que devido à altura de uma criança, a área nobre do campo de visão é mais baixa. Portanto, pense nisso na hora de dispor os produtos de maior lucratividade para esse público.

4. As pontas das gôndolas de aço são relevantes

Por fim, independentemente das promoções do seu supermercado, sem uma iluminação adequada, você perde vendas. Isso porque o seu cliente, necessariamente, precisa visualizar bem os produtos para se interessar por eles. 

Logo, sugerimos que fique atento se em algum ponto fica difícil visualizar os produtos. Caso perceba, procure o quanto antes fornecer uma iluminação para aquele local. 

A tecnologia LED acaba sendo muito positiva para os supermercados, pois possui:

  • Boa reprodução de cores.
  • Redução de custos com energia e manutenção.
  • Preservação dos produtos expostos.

Aumente as suas vendas com uma boa organização

Agora, que você conheceu as 5 dicas de organização de gôndolas de aço, esperamos que você lucre cada vez mais. 

Pode ser que haja um certo trabalho para executar toda essa organização, porém será recompensador. Afinal, temos certeza de que os seus clientes vão ficar ainda mais interessados nos produtos que seu supermercado oferece. Nesse sentido, faça uma ótima organização e garanta excelentes resultados.

Gostou das nossas dicas? Já aplicou alguma delas em sua loja? Conte pra gente nos comentários!

Veja outras publicações

Deixe uma resposta

Fechar Menu
×

Carrinho