O que é a curva ABC e como ela pode ajudar na gestão de estoque

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn

Diversas empresas que trabalham com fluxo constante de vendas, chegam a ter problemas com o controle de estoque. Por isso, realizar uma gestão eficaz do seu estoque é essencial. Até porque, o desempenho das vendas também depende do seu mix de produtos ofertados. Nesse sentido, um dos métodos mais interessantes para acertar é usar a Curva ABC.

Tendo em mente a relevância desse método, neste post, selecionamos para você as principais informações a respeito. Continue a leitura e entenda desde o que é até como a Curva ABC pode ajudar na gestão do estoque da sua empresa.

O que é a Curva ABC?

A Curva ABC tem como objetivo auxiliar no gerenciamento das prioridades da empresa. Isso porque, trata-se de um método de classificação que permite a ordenação das informações quanto ao grau de importância. 

Ainda, o principal objetivo da análise ABC é ampliar a capacidade de lidar com conjuntos de dados grandes e complexos dividindo-os em três segmentos. Após a divisão dos dados em segmentos, fica mais simples visualizar informações importantes e utilizá-las de forma útil. 

Como funciona a Curva ABC?

A Curva ABC faz um ranqueamento dos produtos, destacando qual deles traz maior retorno para sua empresa, assim:

  • Classe A: aqueles que geram maior retorno são identificados como itens dessa curva. Esses produtos correspondem a 20% do total – podem ser itens do estoque com uma demanda de 65% em um dado período;
  • Classe B: aqueles que geram médio retorno ficam classificados na curva B. Eles correspondem a 30% do total – podem ser itens do estoque com uma demanda de 25% em um dado período; 
  • Classe C: aqueles que geram um retorno baixo ficam classificados na curva C. Eles correspondem a 50% do total – podem ser itens do estoque com uma demanda de 10% em um dado período.

Vale lembrar que esses percentuais podem variar de empresa para empresa. Por isso, não se trata de um padrão fixado, e sim de um parâmetro para nortear a gestão. 

Veja, ainda: quais as normas técnicas para armazenagem e saiba a importância de respeitá-las.

Por que utilizar a Curva ABC?

Por meio da categorização dos produtos conforme a demanda do mercado, o controle de estoque fica mais direcionado. Uma vez que terão prioridade os produtos que demonstram um maior volume de vendas e de faturamento gerado. 

Além disso, com a Curva ABC, é possível evitar gastos desnecessários com produtos com baixa rotatividade. O que, por sua vez, estende o prazo de recuperação do capital investido.

Em outras palavras, a Curva ABC auxilia na tomada de decisões do gestor para o melhor desempenho da empresa.Agora que você sabe o que é e as vantagens de utilizar a Curva ABC, otimize já a sua gestão. Hoje, com o avanço das tecnologias, fazer esse controle interno em um único sistema já é possível, por meio de ERPs. Mas para as empresas que ainda não têm um ERP, de início, utilize esse método com o auxílio do Excel. Esperamos ter lhe ajudado nesse processo, até mais!

Veja outras publicações

Deixe uma resposta

Fechar Menu
×

Carrinho