Como a escassez de aço pode impactar no seu negócio?

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn

O aço é matéria-prima em diversos itens, de ferramentas a estruturas, de um carro até uma telha, das gôndolas às cadeiras. Por isso, independentemente se sua empresa é grande, pequena ou do ramo em que atua, quando há escassez de aço, sente-se no bolso.

Isso porque, ainda que você não trabalhe vendendo itens que tenham aço na composição, dentro do seu estabelecimento há aço. Além disso, os seus fornecedores trabalham com itens feitos de aço, como os próprios veículos que transportam as suas encomendas. 

Logo, a escassez da matéria-prima influencia diretamente no preço dos produtos. Uma vez que, quanto mais um insumo é desejado, o seu valor se eleva, bem como tudo que é produzido com ele.

Considerando a complexidade do tema, neste post, explicaremos como está o cenário atual do aço durante o período da pandemia. Ainda, veja o que esperar em caso de escassez do aço e como isso pode impactar o seu negócio.

Haverá a escassez de aço?

Seguindo as normas de segurança para evitar a proliferação do vírus, diversas siderúrgicas estão funcionando com 70% a 80% da capacidade produtiva. Consequentemente, essa redução na produção impacta na disponibilidade do aço no mercado interno e externo.

Em 2007, por exemplo, houve uma limitação da capacidade que provocou uma queda significativa das exportações de aço. Afinal, boa parte foi direcionada para atender o mercado interno. No entanto, essa ação tem um limite, pois coloca em risco as relações comerciais das siderúrgicas no mercado externo. 

Por esse motivo, especialistas acreditam que as vendas internas possam chegar a, no máximo, 80%. Até porque há também contratos de longo prazo no exterior.

Sabendo disso, há sim o receio de que haja reflexo negativo na disponibilidade de aço no mercado. Todavia, ainda não podemos nos esquecer de que algumas das principais indústrias também reduziram as suas capacidades de produção. 

O que abre a possibilidade dessa demanda de aço não subir mais do que a oferta diminui. Entretanto, até o momento, já há um aumento considerável de 45% nos preços. 

Como o mercado se comportará diante desse cenário?

A Covid-19 impactou o mundo todo e com certeza também o mercado. As indústrias do setor, principalmente de siderurgia e mineração, estão cautelosas sobre novos investimentos. Isso porque, em alguns países, como na China, houve a suspensão temporária das atividades industriais. 

Não somente, as empresas de menor porte são afetadas negativamente. Isso porque elas acabam não comprando diretamente com quem produz e dependem de estoques de revendedores. 

Desse modo, uma das alternativas para garantir um bom preço em produtos de aço em períodos assim, é comprar direto da fábrica. 

Nesse sentido, nós do Grupo SA, há mais de 23 anos, somos responsáveis por transformar o aço em equipamentos para exposição e armazenagem. Assim, garantimos agilidade e eficiência na fabricação de cada produto e atendimento ao cliente, além de excelentes condições. 

Esperamos ter esclarecido sobre o tema, aproveite as oportunidades e garanta as melhores opções para o seu negócio. Até mais!

Veja outras publicações

Dia da árvore SA

Preservação do Meio Ambiente no Grupo SA

Cuidar do meio ambiente é dever de todos, mas no dia da árvore é um excelente momento para se refletir sobre a importância desse tema. O Grupo SA está atento ao assunto, leia esse post e saiba mais

Deixe uma resposta

Fechar Menu
×

Carrinho