Como atender bem um cliente: 5 dicas para um atendimento de qualidade

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn

Saber como atender bem um cliente é uma obrigação de qualquer empresa. Até porque, esse é um trabalho indispensável para garantir o sucesso de qualquer negócio. Seja esse atendimento presencial ou digital, ele influenciará no potencial da venda e na geração de oportunidades de negócios. 

Sabemos que clientes satisfeitos têm mais chances de comprar novamente ou, até mesmo, de servir como um propagador da marca. Além disso, fidelizar um cliente otimiza os recursos da empresa. Afinal, manter um cliente custa de 5 a 7 vezes menos do que conquistar um novo.

Em contrapartida, os clientes insatisfeitos buscam denegrir a imagem, afastando da marca pessoas do seu ciclo. Tendo isso em mente, neste post, selecionamos para você 5 dicas de como atender bem um cliente. Conheça cada uma delas a seguir e garanta a melhor experiência ao seu cliente.

1. Conheça o seu cliente e os seus desejos

Saber quem é o seu cliente, quais produtos ele deseja e as suas necessidades é determinante para uma venda. Isso porque, essas informações permitem conduzir o atendimento para estimular a compra.

Para isso, identifique os padrões de consumo no seu estabelecimento e segmente-os para fortalecer os interesses em comum. A partir disso, crie promoções e estratégias para esses nichos e otimize o atendimento com um direcionamento mais profundo.

2. Ouça o que os clientes têm a dizer

Ouvir o que os clientes estão achando da sua marca é necessário para manter uma relação positiva. Contudo, não adianta apenas ouvir. Interpretar essas informações e transformá-las em respostas positivas de consumo é o que torna uma marca consolidada.

Portanto, disponibilize vários métodos para que o seu cliente se expresse e desenvolva na sua empresa a disponibilidade de melhorias. Assim, o consumidor realmente se sentirá parte da empresa e será reconhecido pelas suas ações.

3. Mantenha uma postura positiva diante do cliente

Empresas e profissionais que demonstram simpatia, cordialidade e disposição estimulam os clientes a comprar mais ou, simplesmente, a retornar ao estabelecimento. Desse modo, a postura de quem atende, bem como o ambiente são importantes para favorecer essa sensação.

Inclusive, um levantamento publicado pela Universidade de Oxford mostrou os benefícios que o bom humor traz ao ambiente de trabalho. Segundo os dados, o bom humor gerou: 

  • crescimento de 37% nas vendas; 
  • aumento de 33% da rentabilidade;
  • avanço de 43% na produtividade;
  • redução de 125% da síndrome de burnout em funcionários.

📖 Aprenda também: como fazer o estoque de segurança e contornar os imprevistos.

4. Invista em capacitação

Uma das etapas mais importantes de como atender bem um cliente está na capacitação dos profissionais. Nesse sentido, leituras, cursos, palestras, eventos, metas motivacionais, reconhecimento e recompensas são a base desse processo. 

5. Viabilize o reconhecimento

Lembrar o nome do seu cliente, de seu aniversário, bem como de outras informações relevantes é importante. Com a tecnologia, isso é mais simples do que parece, visto que todos esses dados estão reunidos nos registros dos usuários. Portanto, basta contar com softwares que destacam essas informações sempre que necessário. 

Dessa forma, quando chegar o dia certo, será possível enviar um e-mail promocional de aniversário àquele consumidor, por exemplo. Já no presencial, busque fortalecer as relações, aproximando o cliente e sua história à marca. Agora que você conheceu cada uma dessas dicas de como atender bem um cliente, garanta a melhor experiência. Faça com que o atendimento da sua marca seja o fator determinante na concretização da venda e fidelização da sua clientela. Esperamos ter lhe auxiliado nessa etapa. Até mais!

Veja outras publicações

Deixe uma resposta

Fechar Menu
×

Carrinho