Como definir metas desafiadoras e alcançáveis em 5 passos

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn

Como definir metas desafiadoras e alcançáveis é uma pergunta feita por muitos administradores. Essas metas são determinantes para o sucesso de qualquer empreendimento. Afinal, se não sabemos até onde podemos chegar com um projeto, o seu desenvolvimento tende a ser limitado. Por isso, a aplicação de objetivos é fundamental para a concretização de um planejamento.

“Um sonho é apenas um desejo, até o momento em que você começa a atuar sobre ele e se propõe a transformá-lo em uma meta”. Essa frase oportuna, dita pela empresária americana Mary Kay Ash, faz com que reflitamos sobre como as pessoas lidam com seus projetos. Visto que enaltece ainda mais o potencial que a definição de metas desafiadoras e alcançáveis têm sob a geração de resultados. 

Desse modo, selecionamos para você um passo a passo em 5 etapas sobre como definir metas desafiadoras. Conheça-o a seguir e garanta que seus planos se tornem ainda mais palpáveis. Vamos lá?

1. Conheça os seus pontos fracos

Muito antes de definir onde se quer chegar, é preciso saber onde está atualmente e como está se posicionando. Isso porque, o primeiro passo para começar a definir metas é descobrindo mais sobre a sustentação do projeto, bem como os erros e dores.

Para tanto, pense no que o seu projeto precisa melhorar e tenha humildade de reconhecer os seus pontos fracos. Para saber quais são é muito importante estudar tudo que envolve o seu planejamento. Desde a sua estrutura e ações atuais até outros trabalhos que estão caminhando melhor nesse mesmo cenário. 

Ainda, analise: o que a concorrência tem de positivo que você ainda não está entregando? 

2. Determine o quantitativo

Após reconhecer onde melhorar, é necessário definir o quanto melhorar. Isso porque, o objetivo é o propósito de se realizar alguma coisa, já a meta é o objetivo quantificado. O que, por sua vez, exige a prazos e quantidades. Veja esse exemplo:

  • objetivo: aumentar a fidelização de clientes;
  • meta: aumentar em 120% o número de pessoas cadastradas no programa de fidelização da empresa X até o final de setembro de 2021. 

Dessa forma, é importante definir o quanto e quando quer concretizar um objetivo. Não tem problema ser um objetivo desafiador, desde que seja possível e que você e a sua equipe se comprometam a alcançar. Por isso, também é válido observar o prazo no qual outros projetos se concretizaram para criar uma meta desafiadora e realista. 

3. Controle seus avanços e resultados

Além da definição de metas é preciso ter um parâmetro de comparação dos resultados. Portanto, para ter um controle dos seus avanços, faz-se necessário criar um indicador para registrar os resultados. 

Assim, será possível medir se a meta está ficando mais próxima, dentro do prazo esperado, ou não. O que também permite que você perceba quando fazer alterações e corrigir o andamento para prosseguir com os resultados positivos.

4. Crie recompensas

Uma equipe motivada é capaz de atingir resultados inacreditáveis. Por esse motivo, estimular o engajamento com estratégias eficazes é uma das melhores maneiras de acelerar a performance. 

Sabendo disso, crie recompensas individuais e para os grupos que desempenham o resultado esperado. Mas assegure que esse processo será recompensador para ambos os lados e tire bom proveito dessa técnica.

5. Reavalie seus passos sempre que necessário

Revisar as periodicidades das suas metas, bem como os seus resultados, pode ampliar ainda mais o potencial do seu objetivo. Visto que, seja para aumentar ou reduzir o objetivo final, isso pode ser determinante para que seu projeto não perca o gás na hora de seguir em frente. 

Trata-se de uma linha tênue, que definirá o equilíbrio para alcançar metas desafiadoras e alcançáveis. 

Esperamos ter ajudado você a conhecer todos os passos. Agora, crie excelentes estratégias e obtenha resultados impressionantes.

Veja outras publicações

Dia da árvore SA

Preservação do Meio Ambiente no Grupo SA

Cuidar do meio ambiente é dever de todos, mas no dia da árvore é um excelente momento para se refletir sobre a importância desse tema. O Grupo SA está atento ao assunto, leia esse post e saiba mais

Deixe uma resposta

Fechar Menu
×

Carrinho