Preservação do Meio Ambiente no Grupo SA

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn

Desde o começo da década de 90, muitas empresas e empreendedores conscientes têm se preocupado com a saúde do planeta, bem como do eco-sistema onde estão inseridos. 

Com o Grupo SA não é diferente! Voltando ao marco norteador de seu planejamento estratégico, a ética descrita na missão do Grupo, se estende a preservação, educação e promoção de práticas para o cuidado com o meio ambiente dentro e fora da empresa. 

Licença Ambiental

Certificado Grupo SA

A SA renovou o Certificado Estadual de Licença Ambiental que foi expedido no último dia 31/07, o que significa que a empresa está enquadrada dentro de todos os procedimentos exigidos pelos órgãos regularizadores do meio ambiente do Estado de Minas. 

Essa Licença Ambiental indica que a empresa tem obrigações e eventualmente, passa por vistoria para certificar que cumpre todas as exigências necessárias para atender a legislação ambiental. 

Educação e Conscientização Ambiental

Treinamento no Grupo SA

É com ar de orgulho que a analista ambiental relata as investidas em relação a conscientização dos funcionários sobre a importância da preservação do meio ambiente, dentro e fora da empresa. 

“A partir do momento em que o funcionário faz uma coleta seletiva em casa, ele ajuda o coletor de recicláveis enquanto minimiza o impacto da degradação do meio ambiente, garantindo assim a subsistência das futuras gerações”, afirma Matos. 

O óleo utilizado na cozinha do refeitório também tem um destino certo

Reciclagem de óleo Grupo Sa

Luciene Matos, informou que há uma preocupação consciente com o óleo que sobra do preparo das refeições. Segundo a colaboradora, os resíduos são coletados por uma empresa, onde são processados e reutilizados. 

A Nutricionista Rúbia Santos é responsável pelo preparo dos alimentos no Grupo SA e informou que em média 240 litros de óleo são coletados ao longo de um ano. Esta quantidade de resíduo, se descartado de forma incorreta, causaria muitos danos a vegetação, insetos e outros organismos. 

Ainda conforme Luciane Matos, os resíduos orgânicos são doados e servem como adubo e/ou alimento de animais, utilizados por pequenos suinicultores da região. 

Cuidado de primeira classe 

Residuos classificados Grupo SA

Os chamados “Resíduos de Classe 1”, que compreendem materiais corrosivos, inflamáveis ou tóxicos, patogênicos e reativos, são perigosos, e são tratados com atenção especial pela equipe da SA. 

Luciene citou itens como: bombonas de produtos químicos, desengraxantes, estopas, lâmpadas fluorecentes, EPI’s usados, que são alguns dos itens coletados por uma empresa certificada e onde recebem o devido descarte.

Um projeto que já está engatilhado e que será implantado em breve no Grupo SA são os coletores de resíduos eletrônicos. O setor Ambiental informou que haverão dois pontos de coleta desse tipo de material dentro da SA. 

Este projeto pretende evitar o descarte de materiais eletrônicos em locais impróprios, como pilhas, lâmpadas e placas eletrônicas, incentivando os colaboradores a utilizarem estes locais para o descarte correto deste tipo de material. 

Um plantio simbólico

Diretor do Grupo SA plantando árvore
Valdenir de Sá, presidente do Grupo SA, plantando uma árvore nas dependências da empresa

Como simbolo da busca constante por preservar da melhor forma possível o eco sistema, foi realizado um plantio simbólico de uma muda de Manacá da Serra, que é uma árvore de pequeno porte, simpática e sombreira.

O plantio, que teve a participação de representantes de vários setores, foi realizado pelo Diretor e Presidente do Grupo, Valdenir de Sá. Esse ato simbólico reflete o compromisso de todo o Grupo SA em relação à preservação da natureza e o carinho de sua liderança para com o meio ambiente. 

Essa atitude, vinda de uma empresa metalúrgica, reflete a necessidade de um olhar consciente para com o meio ambiente, fato que algumas organizações do nosso 

Meio ambiente SA
Representantes de diversos setores acompanharam o plantio em homenagem ao dia da árvore

segmento costumam negligenciar, causando problemas as futuras gerações e as reservas de bens naturais.

Luciene Matos diz que, quando o Grupo SA envia resíduos para reciclagem, evita-se que estes materiais precisem ser garimpados, ou extraídos de alguma forma da natureza, assim, minimizando o impacto do deslocamento de nichos ecológicos, contribuindo para a preservação de mais áreas naturais. Ou seja, quanto mais reciclamos, menor é a necessidade de novas explorações minerais.

Feliz por existir, me deixar respirar, me acolher em sua sombra e ainda quando não estiver mais folhas me aquecer com sua chama.

Autora: Vanusa Ferreira

Como conseguir a licença ambiental 

Lampada de Ideia SA

Luciane Matos deixou claro que, o Licenciamento Ambiental depende de vários fatores. O segmento da empresa, o estado em que está situada, bem como o porte da mesma são fundamentais para definir o caminho que o empresário deverá percorrer também.

Todavia, o ponta-pé inicial é o primeiro contato com a prefeitura municipal, onde ela encaminhará a solicitação para o seu estado, ou realizará ela mesma, o licenciamento. Entrando em contato com a prefeitura do seu município, você será orientado sobre quais os procedimentos e legislação serão necessárias para o licenciamento. 

Portanto, a dica é essa: procure a prefeitura do seu município.

Por que se preocupar com isso?

Responsabilidade no grupo SA

Além de todos os benefícios ambientais e sociais que o cuidado para com o meio ambiente proporciona, ter um certificado de licenciamento ambiental é um sinal de que a sua empresa se preocupa com coisas que vão além do simples ato de vender produtos ou realizar serviços. 

Para sua rede de contatos, a sua atitude demostra responsabilidade e geram confiança e senso de excelência em relação aos seus processos. 

Além disso, a preocupação para com o meio ambiente engaja as pessoas, que passarão a respeitar sua marca como alguém a quem seguir. É com este propósito, com a intenção de se tornar exemplo para muitos de nossos clientes, fornecedores e colaboradores, que o Grupo SA busca a realização da conscientização e trabalhado para a preservação e cumprimento de todas as legislações ambientais. 

E você? Já tinha parado para pensar na importância do cuidado para com o meio ambiente também? Como é a conscientização em relação a este tema, na sua empresa? Compartilhe conosco, deixe um comentário, quem sabe uma ideia que poderíamos implementar aqui no nosso Grupo. 

Ah! Aproveite o dia de hoje, plante uma árvore 🙂 

Veja outras publicações

Deixe uma resposta

Fechar Menu
×

Carrinho