4 dicas para se organizar na reabertura do comércio e se adaptar ao novo normal

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn

A reabertura do comércio se aproxima, conforme o número de casos de pessoas infectadas pela Covid-19 diminui. Mas o comércio não voltará da mesma forma que antes. Até porque, a insegurança e o medo de contágio ainda estarão presentes. Por isso, é fundamental que os estabelecimentos se organizem e se adaptem a esse novo normal.

Pensando nisso, selecionamos algumas das principais dicas para que você saiba como preparar a sua empresa para esse momento. Conheça, a seguir, cada uma delas e veja como fazer uma reabertura tranquila seguindo todos os protocolos de segurança e respeito aos consumidores e colaboradores.

1. Priorize a higiene

A começar pela higienização do estabelecimento, é indispensável garantir a manutenção da limpeza. Do mesmo modo, viabilizar o álcool em gel em locais diferentes e acessíveis é muito importante. Caso seja necessário, contrate mais profissionais para reforçar a limpeza da sua loja física.

Em estabelecimentos do segmento de alimentação, por exemplo, tanto antes como depois do manuseio dos alimentos, é preciso lavar bem as mãos e estar sempre de máscara, luvas e touca. Além disso, higienizar os alimentos e adquiri-los de fornecedores confiáveis também é uma prática necessária. 

2. Mantenha o protocolo de distanciamento

Manter o distanciamento entre as pessoas ainda é uma das formas mais adequadas de evitar o contágio do vírus. Por isso, estabelecer um layout que respeita o distanciamento padrão de 1 metro, já garante mais segurança.

Para tanto, conte com sinalizadores internos, como faixas e adesivos, para delimitar esse distanciamento. Sendo interessante, ainda, divulgar as normas de segurança no próprio estabelecimento e outros canais, por exemplo, nas suas redes sociais.

3. Acompanhe as tendências e reanalise as suas ofertas

Para os negócios que estão reabrindo, uma boa solução é reconsiderar a oferta de produtos. Isso porque, em toda crise, surgem novas prioridades e comportamentos, o que pode mudar as preferências de consumo. 

Logo, tenha em mente que é compreensível que grande parte dos consumidores darão preferência aos itens e serviços de maior necessidade nos próximos meses. Nesse sentido, realizar pesquisas em suas redes sociais e observar o que seu público está preferindo é um bom passo. 

Além disso, ler as tendências do seu ramo também é extremamente importante. Uma vez que, é com essas análises que a sua empresa pode economizar, reduzindo ao máximo os produtos parados no estoque.

📖 Veja também: como aproveitar as oportunidades durante a sazonalidade.

4. Tenha muita cautela ao tomar crédito 

As opções de crédito só estão crescendo com a reabertura do comércio. Mas, apesar dessas ofertas de linhas de crédito para as pequenas e microempresas e com taxas de juros menores, é preciso cautela. Até porque, é indispensável calcular exatamente quando esse crédito se pagará. 

Isso significa que, além de um plano de investimento, é necessário avaliar todas as variações possíveis. Uma vez que qualquer possibilidade de atraso no pagamento dessa conta pode complicar o financeiro do seu negócio.

Esperamos que com essas dicas a reabertura do comércio seja muito produtiva para o seu negócio. Então, valorize a segurança dos seus clientes e colaboradores e tenha excelentes resultados. Até mais!

Veja outras publicações

Dia da árvore SA

Preservação do Meio Ambiente no Grupo SA

Cuidar do meio ambiente é dever de todos, mas no dia da árvore é um excelente momento para se refletir sobre a importância desse tema. O Grupo SA está atento ao assunto, leia esse post e saiba mais

Deixe uma resposta

Fechar Menu
×

Carrinho