Como aproveitar as oportunidades durante a sazonalidade?

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn

Sazonalidade ocorre quando um fator externo interfere nos resultados de um negócio. Por esse motivo, em determinados períodos, podem haver resultados positivos ou negativos. Em casos favoráveis, é notado um aumento nas vendas, como na Black Friday. Já em situações desfavoráveis, há uma baixa, como a redução de vendas de casacos no verão.

Nesse sentido, a sazonalidade de mercado é um fator que tem influência em todo negócio. Logo, quando não bem analisado, pode comprometer o desempenho das empresas. Tendo isso em mente, é preciso entender como aproveitar essas sazonalidades para garantir bons resultados. 

Neste post, selecionamos para você as 5 principais dicas para aproveitar as oportunidades de sazonalidades no seu negócio. Conheça cada uma delas a seguir.

1. Analise o histórico do seu negócio

Para aproveitar ao máximo as sazonalidades, é muito importante analisar o faturamento do seu negócio ao longo dos meses. Com um estudo, é possível observar os períodos que o seu negócio teve mais lucro e os que tiveram menos.

Desse modo, crie uma lista de datas mais interessantes para fazer promoções e outras ações que possam estimular as vendas. Conforme a importância da época, maior deve ser o potencial dessas ações.

Caso a sua empresa ainda não tenha um histórico de faturamento de, pelo menos, 1 ano, sugerimos que analise as datas potenciais. Estudar os concorrentes mais próximos também lhe permite identificar as melhores datas.

2. Aumente a capacidade de produção

Sabendo das melhores datas, aumente a capacidade de produção da sua empresa nessas sazonalidades. Isso, por sua vez, pode refletir na contratação de colaboradores em épocas temporários. Esse tipo de trabalho complementar auxilia na alta demanda de produtos e serviços. 

Ainda, essa modalidade de contratação é frequente em fábricas de chocolate que costumam contratar para Páscoa e Natal. Todavia, pode ser realizado em qualquer outro negócio, visto que é muito mais barato e recompensador para os contratantes.

Do mesmo modo, vale a pena contactar os fornecedores para adquirir descontos, devido o aumento da demanda.

3. Foque nos produtos certos

Assim como é importante aumentar a capacidade, reorganizar o estoque é primordial. Isso porque, alguns produtos serão mais procurados que outros e isso deve ser considerado.

No Dia das Crianças, por exemplo, as vendas de brinquedos sobem muito mais do que a de ferramentas e itens domésticos. Desse modo, não considerar esse tipo de informação pode fazer você encher o estoque com produtos que não terão giro. Por isso, foque nos itens certos para as datas certas. 

Veja, ainda: qual o tipo de mobiliário utilizar para obter melhores resultados no varejo.

4. Aumente a sua visibilidade 

Ter visibilidade em um período no qual os clientes estão procurando pelos seus serviços e produtos é garantir muitas vendas. Mas para isso, é importante contar com ações de Marketing. 

Atualmente, as estratégias de Marketing Digital são uma das mais interessantes e recompensadoras. Isso se deve por conta da sua relação custo-benefício e a capacidade de mensurar os resultados. 

5. Saiba priorizar as datas certas

Como sabemos há alguns períodos em que as vendas podem ser baixas, logo, cuidado para não gastar todos os seus esforços nessas datas. Apesar de ser importante ter constância nas vendas, você não pode comprometer o desempenho da empresa quando o mercado estiver em alta. 

Por isso, fazer reservas na alta e organizar as contas na baixa é uma das melhores alternativas.

Agora que você conheceu essas dicas de como aproveitar as oportunidades durante a sazonalidade, otimize as suas estratégias. Esperamos ter ajudado nesse processo. Até mais!

Veja outras publicações

Dia da árvore SA

Preservação do Meio Ambiente no Grupo SA

Cuidar do meio ambiente é dever de todos, mas no dia da árvore é um excelente momento para se refletir sobre a importância desse tema. O Grupo SA está atento ao assunto, leia esse post e saiba mais

Deixe uma resposta

Fechar Menu
×

Carrinho