Como abrir um atacado? Veja estas dicas!

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn

É comum ter dúvidas sobre como abrir um atacado. Afinal, há diferentes tipos atacados, com estruturas, produtos e portes completamente distintos. O que, por sua vez, abre espaço para exigências normativas e contábeis diferentes. 

Pensando nisso, neste post, selecionamos algumas das principais informações em um formato de passo a passo. Assim, ficará ainda mais fácil para você compreender todas as etapas de como abrir um atacado. Vamos lá?

Escolha a localização com calma

Definir a localização do atacado depende de alguns fatores-chave, como o fluxo de pessoas, espaço do estabelecimento e custo. Contudo, ainda há outras variantes importantes, por exemplo, as condições para se obter o Alvará de Funcionamento. Isso significa verificar se o local conta com: 

  • planta aprovada;
  • certificado de regularidade;
  • zoneamento;
  • atividade que pode ser exercida na região;
  • condições para obter o visto ambiental;

Isso sem falar na infraestrutura adequada, com água, luz e acesso fácil para entrada e saída de veículos. Por tudo isso, você jamais deve ter pressa para escolher. Logo, é sempre bom olhar todas as alternativas possíveis para evitar problemas futuros.

Cuide da parte jurídica

Após definir o local e realizar todas as consultas, está na hora de iniciar o processo de abertura da empresa. Para tanto, será necessário: 

  • buscar a obtenção do registro de um comércio atacadista na Junta Comercial do seu estado; 
  • fazer a inscrição estadual e municipal; 
  • criar um CNPJ.

O prazo médio para essa etapa pode variar em até 30 dias. Entretanto, para a obtenção do alvará de funcionamento e do visto ambiental, o prazo pode chegar a meses.

Desse modo, vá até à prefeitura da sua cidade e peça uma autorização para funcionamento no local. Em seguida, solicite um alvará para a vigilância sanitária. Por último, vá até à sede da Receita Federal do seu município e dê entrada no processo para ter seu CNPJ. 

Lembrando que contar com uma consultoria especializada também pode ser muito útil para não faltar nada no processo.

Verifique a característica contábil do seu atacado

três diferentes tipos de regime tributário para a atividade de um comércio atacadista, são eles:

  • Simples Nacional;
  • Lucro Presumido; 
  • Lucro Real.

Assim, para identificar qual é o melhor regime tributário para o seu comércio, é indispensável realizar um comparativo detalhado e observar alguns fatores, como: 

  • porte da empresa; 
  • estimativa de faturamento para o próximo exercício; 
  • o perfil dos fornecedores e clientes.

Nesse caso, você também pode contar com o auxílio de uma consultoria ou de um contador. Afinal, esse tipo de profissional, além de fazer a análise adequadamente, também poderá ser responsável por executar todos os trâmites.

Atente-se à variedade do seu estoque

Não dá para falar de um atacado sem citar a grande variedade de produtos. Isso se deve pelo fato de que é no atacado que os varejistas buscam encontrar tudo que eles precisam. 

Logo, algumas marcas conhecidas não podem faltar, uma vez que se trata de itens já estabelecidos no mercado. Do mesmo modo, vale a pena apresentar marcas e opções novas e inovadoras para se destacar entre os outros atacados.

Crie os departamentos e defina as funções

Nenhum atacado funciona perfeitamente sem uma organização clara de funções e divisões de tarefas. Por isso, monte um departamento para cada área, como logística, administrativo, marketing, comercial, atendimento, contábil etc.

Não somente, ofereça treinamentos e defina bons gestores para garantir um ótimo desempenho em cada função.

Adquira a mobília adequada para um atacado

Por fim, adquira estruturas resistentes e práticas para que seus produtos possam ser armazenados com segurança e fácil acesso. 

Os porta-pallets, por exemplo, são capazes de armazenar uma grande carga de produtos paletizados. O que facilita desde a verticalização das mercadorias (maior aproveitamento do espaço disponível), até a mobilidade de cada item do seu estoque. Inclusive, há até alguns modelos para atacarejo que estão sendo cada vez mais procurados.

Conheça, ainda: as diferenças entre armazenagem e estocagem.Agora que você conheceu cada um dos principais passos de como abrir um atacado, esperamos ter ajudado no seu projeto. Cuide para que não falte nenhuma das exigências e vá desenvolvendo conforme a sua condição. Temos certeza que você tem um grande potencial para isso. Até mais!

Veja outras publicações

Superman SA

2020 – Um ano fora da curva

Em tempo de se fazer uma retrospectiva da jornada do Grupo SA, poderíamos dizer que, 2020 foi um ano fora da curva,

Deixe uma resposta

Fechar Menu
×

Carrinho