Demonstração de produtos: 4 dicas infalíveis de como fechar o negócio

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn

Uma das melhores estratégias no varejo e atacado é executar uma boa demonstração de produtos. Dessa forma, ainda que o consumidor esteja focado em outro item, ele poderá se sentir tentado à demonstração oferecida. Isso, por sua vez, pode se tornar uma grande oportunidade de apresentar o quanto o produto é relevante.

Em outras palavras, trata-se de uma ótima chance de fechar um negócio. Ainda, é dessa forma que diversos aspectos capazes de tornar o produto demonstrado muito desejado são trabalhados.

No entanto, para que isso ocorra, é indispensável um bom planejamento que garanta uma excelente experiência aos consumidores. Pensando nisso, neste post, selecionamos 4 dicas de como agir corretamente. Vamos lá?!

1. Escolha um promotor especializado

Não dá para pensar em uma demonstração de produtos sem lembrar de um promotor especializado. Já que é ele que estará em contato direto com os clientes, dando detalhes, sanando dúvidas e cativando o interesse no produto.

Segundo um estudo elaborado pelo Gartner Group

  • 70% dos consumidores consideram a habilidade do vendedor em demonstrar o produto como principal fator de decisão de compra.

Portanto, delegue essa função a um profissional experiente em demonstrações e que saiba lidar com o público. Além disso, assegure-se de que esse profissional tenha total conhecimento do item e seu universo. 

Lembrando que essa contratação também pode ser feita pelo fornecedor do produto que será demonstrado. Sem falar que, ainda, é possível fazer uma parceria com o fornecedor para que ele disponibilize esse profissional. Desse modo, avalie as melhores opções para o seu negócio.

📖 Veja também: 5 dicas para um atendimento de qualidade.

2. Defina o produto mais estratégico

É sempre bom escolher um produto que garanta uma boa margem de lucro para o seu negócio. Além disso, observe que os itens com experiência sensitiva têm ainda mais potencial de influência na compra. Não é à toa que os conhecimentos de Neuromarketing e o Marketing Sensorial são extremamente relevantes em estabelecimentos físicos. Visto que, essas técnicas exploram os sentidos (tato, olfato, audição, visão e paladar).

Ademais, faz-se necessário analisar se o produto tem alguma necessidade de preparo prévio ou de refrigeração. Uma vez que, essas variáveis podem demandar de uma atenção ainda maior.

Portanto, assegure-se que haja um bom estoque do item escolhido. Isso porque, é normal que a venda do produto em demonstração aumente. Então, aproveite todo o potencial da demonstração com um estoque capaz de suprir essa possível demanda.

3. Escolha o local mais apropriado

A localização da demonstração também é decisiva para impactar as pessoas certas sem atrapalhar o consumo do restante. Nesse sentido, não basta apenas escolher um local movimentado, é preciso pensar no segmento do produto e no espaço disponível para a circulação.

Assim, se o seu estabelecimento é grande, posicione o estande de demonstração na área compatível com o segmento. Consequentemente, é possível impactar pessoas mais qualificadas e até mais receptivas à demonstração.

4. Escolha o período mais produtivo

Por fim, analise os melhores horários e dias para realizar a demonstração de produtos. Confira os históricos de número de clientes e se baseie nos horários e datas de pico.

Dessa maneira, o seu estabelecimento pode até desenvolver uma agenda de demonstração de produtos. Isso lhe permitirá, até mesmo, apresentar uma linha de itens em diferentes dias de uma semana, por exemplo.

Agora que você conheceu cada uma dessas dicas de demonstração de produtos, feche muito mais negócios a partir de hoje. Temos certeza de que ao executar uma estratégia bem planejada a sua empresa terá ainda mais capacidade de conquistar vendas. Até mais!

Veja outras publicações

O que é a curva ABC e como ela pode ajudar na gestão de estoque

Diversas empresas que trabalham com fluxo constante de vendas, chegam a ter problemas com o controle de estoque. Por isso, realizar uma gestão eficaz do seu estoque é essencial. Até porque, o desempenho das vendas também depende do seu mix de produtos ofertados. Nesse sentido, um dos métodos mais interessantes para acertar é usar a Curva ABC.

Deixe uma resposta

Fechar Menu
×

Carrinho