Seu negócio está pronto para acompanhar o novo comportamento do consumidor?

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn

Diversas empresas vêm tendo dificuldades para entender como se adaptar ao novo comportamento do consumidor. Isso porque, constantemente, a forma das marcas se comunicarem com os usuários estão se atualizando. Uma vez que os próprios consumidores também estão utilizando novos canais de comunicação.

Alguns desses novos canais, inclusive, já são os mais utilizados por grande parte dos consumidores. Desse modo, a dúvida que surge é: “como acompanhar essa dinamicidade na comunicação e entregar o que o consumidor precisa?”

Um fato é que o comportamento do consumidor do atacado e do varejo, seja on-line ou presencial, possuem semelhanças. Afinal, em alguns aspectos, as considerações de cada um seguem a mesma lógica para fechar uma compra. Entre as principais considerações, se destacam:

  • O reconhecimento de marca
  • A valorização do produto

Logo, independentemente do atual comportamento do consumidor, o foco de toda estratégia se pauta nesses quesitos.

Todavia, para nutrir esses aspectos com os seus consumidores é preciso estar onde eles estão. Pensando nisso, selecionamos as principais dicas para acompanhar o comportamento do consumidor e lucrar ainda mais. Conheça cada uma delas a seguir.

3 principais dicas para acompanhar o novo comportamento do consumidor

1. Entenda quem é o seu cliente 

O primeiro passo para acompanhar o novo comportamento do consumidor é estudando-o. Nesse sentido, uma das estratégias mais eficientes para conhecer os seus clientes é fazendo pesquisas.

A dica nesse sentido é estabelecer um questionário e oferecer recompensas para aqueles clientes que responderem. Assim, com um número relevante de respostas, você já terá em mente onde agir e como.

Por isso, crie perguntas relevantes como:

  • Perguntas demográficas: gênero, idade, cidade, escolaridade, cargo, segmento da empresa, tamanho da empresa, etc.
  • Perguntas sobre conteúdo: principais redes sociais, principais formatos de conteúdo, principais assuntos que acompanha, etc.
  • Perguntas sobre a visão da empresa: O que te levou a procurar as soluções dessa empresa? Como essa empresa te auxilia a solucionar as suas necessidades? Quais são as suas atuais necessidades? etc.

Só não se esqueça de fazer isso da forma menos invasiva possível. Isto é: 

  • Não faça perguntas de forma oral.
  • Não deixe essas informações acessíveis a qualquer pessoa.
  • Ofereça recompensas aqueles que responderem tudo. 
  • Faça tudo de maneira facultativa. Portanto, não obrigue ou atrapalhe a rotina dos seus clientes para obter essas informações.

2. Comunique-se com ele

Após conhecer mais afundo quem é o seu cliente, o próximo passo é se comunicar com ele.

Se for preciso se atualizar, não perca tempo. Esteja onde o seu cliente está e comunique-se como ele deseja. Você pode contratar uma equipe terceirizada ou montar a sua própria para fazer esse papel. O importante é não ignorar o comportamento do consumidor.

Pense bem, se ele usa mais o Facebook e Instagram, porque você iria investir pesado na comunicação de outro canal? Então, foque onde os consumidores realmente estão.

Além disso, disponibilize informações relevantes para o seu cliente. Isso porque algumas marcas acreditam que se comunicar é só apresentar preços dos produtos. Isso também é positivo, desde que não seja só isso que tenha a oferecer. Portanto, comunique-se com os consumidores oferecendo informações que facilitarão o cotidiano deles.

  • Um exemplo disso é um supermercado falar em sua rede social sobre soluções para limpar a casa. Porém, no meio da explicação, cite os produtos que são vendidos pela sua rede de supermercados. Assim, o consumidor que precisa dessa informação já terá em mente o produto ideal e onde comprá-lo.

Por isso, apesar de importante, não é somente o preço que define se o cliente vai ou não comprar, mas sim a sua necessidade.

3. Nutra uma relação duradoura

Seguindo a perspectiva de trabalhar a comunicação e a necessidade do consumidor, entenda que isso deve ser para sempre. Ao contrário do que muitos acreditam, o engajamento vale mais do que número de seguidores que a sua empresa possui. Então, assim que entender o comportamento do consumidor, comunique-se frequentemente pelos diversos canais da empresa.

Faça a sua empresa ser relevante para os consumidores em diversos canais e meios, sejam eles on-line ou off-line. Pois, somente assim, é possível manter a sua marca na mente deles e seus produtos valorizados. 

Veja ainda: Dúvidas sobre como fidelizar clientes? Preparamos 5 dicas para te ajudar.

Esperamos ter te ajudado a entender e se adaptar para acompanhar o novo comportamento do consumidor. Até mais!

Veja outras publicações

Dia da árvore SA

Preservação do Meio Ambiente no Grupo SA

Cuidar do meio ambiente é dever de todos, mas no dia da árvore é um excelente momento para se refletir sobre a importância desse tema. O Grupo SA está atento ao assunto, leia esse post e saiba mais

Deixe uma resposta

Fechar Menu
×

Carrinho