O que é e como calcular a margem de lucro dos produtos que você vende?

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn

Todo negócio depende de lucros que cubram os custos e que estejam dentro dos valores que o mercado está disposto a pagar. No entanto, para fazer isso é fundamental saber definir corretamente a margem de lucro. Visto que é a partir do seu cálculo que é possível precificar de maneira adequada.

Pensando nisso, selecionamos para você as principais informações sobre a margem de lucro. Conheça a seguir um pouco mais sobre o que ela significa e como calculá-la corretamente.

O que é a margem de lucro?

De maneira objetiva:

  • trata-se da porcentagem adicionada aos custos totais de um produto ou serviço. Por meio desse valor é formado o preço final, determinando também o percentual de lucro sobre cada venda.

Nesse sentido, a margem de lucro está diretamente ligada à precificação e à lucratividade em relação ao investimento realizado.

Vale destacar que ela varia conforme o setor e, muitas vezes, até de empresa para empresa. Por isso, estudar a sua concorrência é determinante para lucrar de forma sustentável.

Qual sua importância?

💡 O objetivo da margem de lucro é definir valores eficazes para manter a competitividade e a saúde financeira da empresa. 

Por isso, esse dado é fundamental para o sucesso de qualquer negócio. Até porque, formar preços que não cobrem os custos ou não satisfazem o mercado é a fórmula para a falência.

Conheça também: 4 soluções de armazenagem para você organizar seu estoque.

Como calcular a margem de lucro? 

O cálculo em si, é bem simples. Contudo, antes de aplicarmos a sua fórmula, é preciso saber calcular o lucro líquido, já que ele definirá se a empresa está obtendo ganho ou tendo prejuízos.

Basicamente, a precificação dos produtos deve estar acima dos custos e despesas que a empresa teve ao produzir. Portanto, caso o resultado esteja abaixo dos gastos, o negócio está tendo um prejuízo. De forma simples:

  • LUCRO LÍQUIDO = VENDAS LÍQUIDAS (RECEITAS) – (CUSTOS E DESPESAS TOTAIS).

Conhecendo o lucro líquido, basta aplicar a fórmula da margem de lucro:

MARGEM DE LUCRO = (LUCRO LÍQUIDO / RECEITA TOTAL) x 100 

Para exemplificarmos melhor a aplicação dessa fórmula, tomaremos como exemplo um lucro líquido de R$ 1.000,00 com receitas de R$ 2.500,00 de um negócio. Desse modo, encontramos a margem de lucro com o cálculo:

  • MARGEM DE LUCRO = 1000 / 2.500 x 100%

Logo, a margem dessa negociação é de 40%. Esse resultado representa que para cada real obtido nessa venda a empresa tem cerca de 40 centavos de lucro.

Como deu para notar, ter ciência desse cálculo permite otimizar a precificação e garantir a sustentabilidade do negócio. 

Então, agora que você sabe o que é e como fazer o cálculo, aplique para garantir bons resultados. Esperamos ter lhe ajudado a conhecer essa fórmula que, apesar de simples, é indispensável. 

Veja outras publicações

Microempreendedor

Como se tornar um microempreendedor?

Abrir um negócio e se tornar um microempreendedor: quantas pessoas não devem sonhar com esse feito? Não é difícil imaginar o porquê,

Deixe uma resposta

Fechar Menu
×

Carrinho