Tendências varejistas: o que esperar do mercado em 2021?

Facebook
LinkedIn

Todo ano surgem novas tendências varejistas e com 2021 não seria diferente. Afinal, considerando as mudanças que ocorreram devido à pandemia e os novos comportamentos sociais, todo o comércio foi impactado. Logo, vale a pena conferir como será cada tendência do varejo 2021 diante dessas circunstâncias.

Tendo isso em mente, neste post, selecionamos as principais expectativas do que esperar do mercado em 2021. Conheça cada uma delas a seguir e aproveite a janela de oportunidades geradas neste ano.

Marketing Sensorial

O marketing sensorial é uma estratégia que utiliza o estímulo dos cinco sentidos para despertar nos consumidores a necessidade e o desejo de adquirir um produto ou serviço com base em uma experiência singular:

Um exemplo prático, é quando um consumidor está passando perto de um restaurante e, ao  sentir o cheiro do alimento, fica tentado a entrar. Na sequência, esse consumidor entra no estabelecimento e é convidado a degustar uma amostra grátis do produto. Tudo isso fortalece ainda mais o desejo e o impulso. Masessa tática também funciona para supermercados, perfumarias e diversos ramos e segmentos.

Para estimular a visão, expor produtos bonitos e em funcionamento também é uma ótima estratégia. Além disso, é possível trabalhar a influência na psique humana por meio do som. Segundo um estudo realizado pelo Centro Universitário de Maringá:

  • a música tem uma representação neuropsicológica com efeito direto na afetividade, controle de impulsos, emoções e motivação.

Não à toa, os grandes players do varejo montam playlists para tocar em seus estabelecimentos. Afinal, é preciso escolher conforme as preferências de cada nicho.

Produtos mais sustentáveis e saudáveis

Saúde e sustentabilidade também é uma tendência do varejo 2021 e podemos provar isso com o estudo da Nilsen de 2019.

Para mais de 33,33% dos brasileiros, a sustentabilidade já é uma das três principais preocupações do consumidor. Por isso, na hora de escolher ou criar produtos para o varejo é preciso analisar profundamente a sua origem:

  • cerca de 58% dos brasileiros não compram produtos de empresas que realizam testes em animais;
  • em contrapartida, se o produto tem uma boa biodegradação ou pode ser reutilizado, torna-se um item desejado. Para Higiene e Beleza, por exemplo, além das embalagens refil, os produtos com ingredientes naturais são destaques deste movimento. Isso se deve ao fato deles crescerem 18%, frente ao incremento total de 3,5% da cesta (2018 vs. 2017).

Ainda, seguindo essas vertentes, cerca de 28% dos lares já adotam medidas mais saudáveis. Inclusive, destacando-se maior frequência de compras e ticket médio mais alto em todos os canais.

Lembrando que, também há indicadores brasileiros, como o Índice de Sustentabilidade Empresarial. Eles identificam as empresas alinhadas às práticas de sustentabilidade e que estão sendo relevantes, atraindo investidores.

📖 Veja também: quais as diferenças entre estocagem e armazenagem.

Comunicação e integração omnichannel

Integrar lojas físicas e virtuais em um mesmo sistema disponibiliza diversos benefícios aos consumidores. A integração amplia ainda mais as condições de consumo para os clientes. Além disso, já existem soluções que tornam essa integração mais intuitiva e simples.

Um dos benefícios proporcionados por essa tendência do varejo 2021, é a compra online com a retirada na loja. Essa possibilidade vem sendo muito exigida, por favorecer a comodidade, reduzir o frete e economizar tempo.

Isso pode ser observado nas respostas de 77% dos entrevistados em uma pesquisa da Manhattan Associates. Segundo o levantamento feito por essa empresa de software, mais da metade dos entrevistados afirmam ter preferência por esse tipo de consumo.

Sem falar que, tanto os canais físicos quanto os digitais têm experiências únicas e que podem fortalecer a marca. Imagine a facilidade de conhecer o catálogo da loja, com vídeos e informações detalhadas via internet e, em seguida, isso fosse complementado pela experiência presencial de contato direto com o produto e vice-versa.

Agora que você conheceu cada tipo de tendência do varejo 2021, aumente as chances de gerar receita e conquistar clientes. Sabemos que algumas dessas tendências varejistas podem exigir dedicação e investimento, contudo, quando aplicadas corretamente, podem render bons frutos. Por isso, use-as neste ano para alavancar o seu negócio.

Veja outras publicações

O que é a curva ABC e como ela pode ajudar na gestão de estoque

Diversas empresas que trabalham com fluxo constante de vendas, chegam a ter problemas com o controle de estoque. Por isso, realizar uma gestão eficaz do seu estoque é essencial. Até porque, o desempenho das vendas também depende do seu mix de produtos ofertados. Nesse sentido, um dos métodos mais interessantes para acertar é usar a Curva ABC.

Deixe um comentário